terça-feira, 25 de maio de 2010

Alimentos funcionais trazem benefícios para o organismo

Cada vez mais a ciência vem demonstrando a relevância da alimentação saudável para a manutenção da saúde e qualidade de vida. Recentemente, foram descobertas diversas substâncias presentes nos alimentos que, apesar de não serem nutrientes, também apresentam vários efeitos benéficos à saúde e que receberam o nome de funcionais ou bioativas. Espera-se que o consumo regular de alimentos ricos em substâncias funcionais seja capaz de trazer benefícios ao organismo.


Esses benefícios podem estar relacionados a resultados gerais como, por exemplo, a ação antioxidante, relacionada a redução do risco de várias doenças causadas por radicais livres, enquanto outros têm ação específica no controle ou redução do risco de desenvolvimento de doenças, como a elevação do colesterol (hipercolesterolemia).

É importante destacar que nenhum desses alimentos isoladamente pode ser usado como fórmula mágica para solucionar problemas de saúde. Para obter o efeito desejado, eles devem fazer parte de uma dieta equilibrada e ajustada à necessidade de cada indivíduo.

A nutricionista Claudia Ridel Juzwiak, da Universidade Católica de Santos, mostra alguns alimentos que fornecem substâncias bioativas e suas ações. Conheça-os:

Soja


Apresenta em sua composição várias substâncias que podem contribuir para o efeito sobre a saúde cardiovascular, como as isoflavonas, proteínas e fibras.

O consumo diário de 25g de proteína de soja pode auxiliar no controle do colesterol. Seu consumo deve vir associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

O alimento é responsável pela redução do risco de doença cardiovascular. A soja reduz o LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom). Outras ações estão sendo investigadas, como redução no risco de alguns tipos de câncer, principalmente os que são alimentados por hormônios. Parece contribuir para atenuar os sintomas da menopausa.

Aveia

Este cereal é rico em beta-D-glucana, um tipo de fibra alimentar solúvel. A beta-D-glucana é considerada uma substância bioativa que auxilia na redução da absorção de colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Cerca de 40g de farelo de aveia ou 60g de farinha de aveia fornecem quantidades de beta-D-glucana com ação efetiva.

Além da redução do colesterol, a aveia parece ter um possível efeito protetor no desenvolvimento do câncer de cólon e diminuição da absorção da glicose em diabéticos.


Hortaliças

As hortaliças fornecem inúmeras substâncias funcionais, além de vitaminas, minerais e fibras. Dentre as substâncias bioativas, destacam-se a luteína e a zeaxantina que agem em conjunto.

A luteína e a zeaxantina tem ação antioxidante que protege as células contra os radicais livres. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. A luteína é encontrada em vários vegetais, com destaque para o espinafre, enquanto a zeaxantina é encontrada principalmente nos alimentos de coloração amarela intensa, como o milho e a gema de ovo.

Protegem principalmente a visão contra a ação dos radicais livres, reduzindo o risco de desenvolvimento de catarata e degeneração macular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário