quarta-feira, 30 de junho de 2010

Pare de dar desculpas para fugir dos exercícios físicos

As desculpas para fugir da academia são muitas: falta de tempo, de dinheiro, cansaço... mas, enquanto você exercita o cérebro em busca de pretexto para ficar amarrado em casa e no trabalho, seu corpo sofre os efeitos da preguiça. Os quilos escorrem para fora da cintura da calça, as costas vivem doloridas, os músculos murcham e assim por diante. O bem-estar e a disposição que os exercícios físicos proporcionam transformam qualquer pessoa, todo mundo deveria experimentar esta injeção de ânimo , incentiva o coordenador de musculação da academia Fórmula, Mauro Cardaci. Observação que, aliás, é consenso entre os professores. Realmente, existe quem não goste de fazer exercícios. Mas é difícil encontrar uma pessoa que não se sinta bem após ter praticado alguma atividade física, afirma a personal trainer do MinhaVida, Valéria Alvim. A seguir, ela e o coordenador da academia Fórmula fazem você suar a camisa para arranjar outras justificativas que sustentem a sua moleza.
Porque as velhas desculpas esfarrapadas, a partir de agora, não vão servir para mais nada.

Não treino porque...

Estou cansado

Você já ouviu falar que exercício vicia?Algumas pessoas realmente não vivem sem atividade física. Esta dependência causada pelo exercício é atribuída às concentrações elevadas de endorfina produzidas por determinados exercícios , explica Valéria. É por isso que muitas pessoas se sentem irritadas, ansiosas, depressivas, cansadas e com péssimo humor quando deixam de fazer exercícios físicos.

Quem está por trás dessas sensações é uma substância chamada endorfina, produzida pelo cérebro durante e depois de uma atividade física. Ela regula a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar e gerando bem-estar e prazer , afirma a personal trainer do Minha Vida. A endorfina é considerada um analgésico natural, reduzindo o estresse e a ansiedade, aliviando as tensões e sendo até recomendado no tratamento de depressões leves. Simplificando, isso quer dizer que uma pessoa habituada a fazer exercícios regularmente se sente menos cansada e bem disposta do que quem não faz exercícios , diz a especialista.

Estou sem tempo

Se bobear, você perde mais tempo na fila do banco ou do restaurante do que o necessário para manter o corpo em forma. Bastam 30 minutos, seis vezes por semana, para conseguir um bom condicionamento físico e ter bons resultados estéticos com os exercícios , afirma Valéria. Ainda não está convencido? Então tem mais: fazer quatro sessões, com dez minutos cada, de algum exercício também rende ótimos resultados. Andar acelerado, subir e descer escadas, fazer um alongamento, experimentar alguns exercício localizados são opções ao alcance de qualquer pessoa, por mais ocupada que ela seja , diz Valéria.

Estou sem dinheiro

Dá pata ter condicionamento físico e corpo sarado, sem gastar muito dinheiro ou mesmo sem precisar entrar numa academia. Muitas pessoas se exercitam em parques, fazendo caminhadas, corridas, alongamentos e até exercícios com pesos ou anaeróbios , afirma Valéria. Ela só ressalta a importância de uma orientação inicial, com dicas de um profissional e uma avaliação física, incluindo teste ergométrico. Isso evita acidentes e permite focar nos exercícios que se ajustam ao seu objetivo.

Estou fora de forma

Se você está fora de forma e quer reverter este estado, é essencial fazer dieta e exercícios físicos regulares. Não há milagres. Se você não se sente bem em ir para uma academia, comece fazendo caminhadas, alongamentos ou contrate um personal trainer para acompanhar suas atividades , sugere Valéria. Com os resultados, a motivação aumenta e até surge coragem para encarar uma esteira em público.

Estou sem companhia

Há quem deteste fazer exercícios só. E isso, muitas vezes, dificulta o início das atividades físicas afinal, conciliar agendas também não é um esporte fácil. Nesses casos, o personal trainer pode ser a solução. Se você tiver disciplina, seguir à risca as orientações do professor e, principalmente, não faltar às aulas, vai ter com quem conversar e ainda alcançar ótimos resultados. A motivação, o acompanhamento (visando segurança e eficiência) e os treinos personalizados, em horário compatível à sua rotina, são razões suficientes para qualquer molenga deixar de papo e calçar logo o tênis.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Nutricosméticos, nutracêuticos ou polivitamínicos?

Atualmente, muito se fala em alimentação saudável. E quando se fala em rejuvenescer a pele, há inúmeras opções no mercado. Tendências mundiais indicam produtos diferenciados como cosméticos funcionais e inovadores capazes de mostrar seus efeitos no que diz respeito ao fotoenvelhecimento e envelhecimento cronológico.

Sabemos que a pele é o reflexo de nosso organismo, aliás, um organismo saudável reflete em beleza na pele, nos cabelos, auto-estima e, como não poderia deixar de ser, melhor qualidade de vida.

Partindo desse princípio, a indústria cosmética e alimentícia investe muito nessa era do bem-estar, com a finalidade de promover a beleza de dentro para fora.

Seja bem-vinda a esse mercado mágico, que não para de crescer e de mostrar seu potencial. Hoje são tantas opções expostas em pontos de venda e em farmácias que facilmente ficamos em dúvida com relação à melhor escolha. Veja abaixo a descrição do que o mercado nos oferece.

Nutricosméticos: surgiram com o conceito de nutrir a pele de dentro para fora por meio da ingestão de cápsulas e sprays da beleza ricos em propriedades antioxidantes e com vitaminas B, B5, H, C e E, coenzima Q10, chá verde, isoflavonas e colágeno hidrolisado entre outras substâncias. Seu uso gradativamente melhora a função orgânica do organismo, sendo benéfica ao nosso metabolismo.

Alimentos funcionais: são alimentos ou ingredientes isolados capazes de produzir efeitos metabólicos ou fisiológicos benéficos à saúde, além de suas propriedades nutricionais.

As substâncias biologicamente ativas encontradas nos alimentos funcionais podem ser classificadas em: probióticos - microrganismos vivos que podem ser agregados como suplementos na dieta, afetando de forma benéfica o desenvolvimento da flora microbiana no intestino - e prebióticos, fibras não digeríveis, porém fermentáveis, com a função de mudar a atividade e a composição da microbiota intestinal para promover a saúde. Um bom exemplo é o Yakult e o Danone Activia.

Nutracêuticos: o uso de nutracêuticos iniciou-se na década de 60 quando os primeiros estudos comprovaram que o consumo de gordura e açúcar fazia mal a saúde.

Desde então, pesquisas não pararam mais e daí por diante foram lançados no mercado produtos com baixo valor calórico, baixo teor de açúcares e gorduras, altas concentrações de vitaminas, proteínas, etc.

Os nutracêuticos são alimentos ou parte dos alimentos que apresentam benefícios à saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento de doenças.

Podem abranger desde os nutrientes isolados - passando por suplementos dietéticos - até produtos projetados, produtos herbais e alimentos processados.

Suplementos alimentares: são produtos alimentícios na forma de tabletes, farinha, géis ou líquidos que fornecem vitaminas, minerais, ervas ou outros compostos botânicos, além de aminoácidos ou substâncias dietéticas.

Aqui se enquadram as barras de cereal, que são encontradas em diversos sabores nas apresentações diet e light, e bebidas que fornecem energia para o corpo.

Polivitamínicos: são suplementos vitamínicos indicados a indivíduos que não conseguem ingerir a quantidade ideal de nutrientes por meio da dieta diária. Eles completam a dieta suprindo as necessidades de nutrientes.



sexta-feira, 25 de junho de 2010

Piercing na boca

O que é um piercing na boca?


É qualquer tipo de piercing que pode ser na língua, nos lábios ou nas bochechas. Nos anos mais recentes, os piercings na região da boca têm se tornado uma forma de expressão individual. Como o piercing na orelha, os brincos e anéis de metal colocados na boca são de diferentes estilos e compreendem peças como pinos, tarraxas e argolas. Mas o piercing colocado na língua, lábios ou bochechas envolvem riscos maiores do que os colocados na orelha. Antes de perfurar qualquer parte, dentro ou fora da boca, converse com seu dentista.


Quais os riscos deste tipo de piercing?

É possível que você desconheça os efeitos colaterais que um piercing oral oferece. Estes efeitos são:



•Infecção — A boca contém milhões de bactérias que podem causar infeções depois de um piercing oral. Tocar as partes de metal depois de colocados na boca também torna maior o risco de se contrair uma infecção.

•Sangramento prolongado — Caso um vaso sangüíneo seja perfurado pela agulha durante o procedimento de colocação, pode haver um sangramento difícil de ser controlado com perda excessiva de sangue.

•Dor e inchaço — São sintomas comuns de piercing na boca. Em casos mais sérios, se a língua inchar demais, poderá fechar a passagem de ar e dificultar a respiração.

•Dentes danificados — O contato com a jóia pode danificar o dente. Dentes com restaurações - por exemplo, coroas ou jaquetas - também podem ser danificados pelas peças de metal.

•Ferimento na gengiva — As peças de metal não só podem ferir o tecido da gengiva que é sensível, mas também podem causar retração gengival. A retração gengival tem aparência desagradável e torna seus dentes mais vulneráveis a cáries e a periodontite.

•Interferência com a função normal da boca — As jóias aumentam a produção de saliva, impedindo que você pronuncie corretamente as palavras e também dificultam a mastigação.

•Doenças transmissíveis pelo sangue — O piercing da boca foi identificado pelo Instituto Nacional de Saúde como uma possível forma de transmissão da hepatite B, C, D e G.

•Endocardite — O piercing oral pode causar endocardite, que é a inflamação das válvulas e dos tecidos cardíacos. A ferida causada pela perfuração dá às bactérias da boca a oportunidade de entrar na corrente sangüínea, podendo chegar ao coração.

Quanto tempo dura um piercing?

Se você não contrair nenhuma infeção e seus piercings orais não interferirem com as funções normais da boca, podem ser usados de forma permanente. Mas, não deixe de ir ao dentista se sentir qualquer tipo de dor ou algum outro problema. Por causa dos riscos envolvidos mesmo depois que a ferida da perfuração desaparece (como é o caso de engolir peças soltas ou danificar os dentes), a melhor coisa é não fazer piercing oral.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Na onda dos cachos

Acho que já falei sobre esse assunto aqui: Cabelos Cacheados.
Mas não resisto ao tema quando vejo uma reportagem bem feita.
Claaaaaaaaaaaro que sou mega suspeita, afinal AMO meus cabelos cacheados e justamente por isso, vou falar novamente sobre esse assunto, quem sabe assim eu convença a mulherada a parar de maltratar os cabelos fazendo escova progressiva.



Se você está prestes a entrar na onda das escovas definitivas, mas ainda tem dúvida se o alisamento é a melhor alternativa, atenção: cabelos cacheados estão com tudo, principalmente quando bem tratados. Para quem quer ostentar cachinhos lindos e soltos, seja seu cabelo ondulado ou não, selecionamos dicas e tratamentos. Com a palavra, os especialistas!



Do liso para o ondulado


O hair stylist Edu Levy, do salão paulistano Saluvyté, dá as orientações básicas. Antes de qualquer coisa, um diagnóstico preciso do cabelo é fundamental. Quem tem os fios lisos e deseja esse visual encaracolado por mais tempo deve optar pela ondulação de longa duração, uma versão aperfeiçoada do antigo permanente, além de utilizar mousse para obter cachos mais definidos.


Ativando os cachos


Quem tem o cabelo mais ondulado deve usar mousse ou ativador de cachos, mantendo-os definidos e controlados. Já as pessoas com fios muito crespos e volumosos podem optar por um permanente afro, a fim de controlar o volume e definir os cachos. Agora, se você fez uma escova definitiva, desista. "É complicado realizar algum processo químico em quem já tem cabelo alisado quimicamente. A pessoa até pode fazer esse look para uma festa ou um evento, com babyliss, mas o visual vai durar apenas um ou dois dias", enfatiza Edu.


Cor e corte

Quanto à coloração, Edu recomenda usar tons de marrom frios. "O marrom bege é uma ótima pedida e pode ser feito depois do permanente afro e da ondulação de longa duração, sem problemas", orienta.

Importante lembrar que o corte auxilia muito neste visual. Para o especialista, ao contrário do que se pensa, um cabelo reto e pesado desfavorece a formação de cachos. Assim, o ideal é fazer um corte com distribuição de volumes. "Uma dica importante é tomar cuidado para não repicar demais e perder a forma do cacho e o volume. A navalha não é bem-vinda nesse tipo de corte, o melhor é o uso da tesoura fio de navalha", recomenda Edu.



Volume e hidratação

Edy Clemente, do Werner, no Rio, reforça: se o cabelo for muito rebelde, o mais indicado é fazer um amaciamento leve na raiz somente para reduzir um pouco o volume. Quem tem um cabelo bem cacheado e volumoso como o da personagem de Taís Araújo precisa lançar mão de bastante hidratação, além de reconstrução e cauterização. Afinal, a oleosidade natural do fio crespo tem mais dificuldade de chegar da raiz até as pontas. "Assim os cachos estarão mais soltos e com a definição perfeita", diz.


Xampu e condicionador

Como esse tipo de cabelo tende a ser ressecado ou opaco, o xampu do dia a dia precisa ter hidratante e óleo na composição. O hair stylist Sylvio Rezende, do salão Tony by Sylvio Rezende, em São Paulo, dá a dica: é importante usar um produto sem sal, de pH 4 ou 5, para manter as escamas sempre fechadas. Não esquecer nunca do condicionador e, para dar a forma desejada, usar o difusor. "O ideal é secar mais a raiz e deixar as pontas semiúmidas. No final, mousse para tirar os efeitos de fios elétricos, apenas nas pontas. Evitar as pomadas porque elas bloqueiam a penetração de água", diz Sylvio.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Batom Rosa/Pink - na boca e na moda


O rosa está em tudo e todas! Nas passarelas, presente nas bocas mais badaladas, como Sandra Bullock, Alicia Keys, Rihanna, Lily Allen e Christina Aguilera, Lady Gaga, Jenifer Hudson, Kristen Stewart. O pink virou o novo queridinho da maquiagem.



Pode ser forte, bem marcante ou leve e delicado como a cor exige. E pode ser usado em peles brancas, morenas, sem medo! Se você usar um pink bem forte nos lábios, use apenas um rímel e pouca sombra para marcar os olhos. Agora se você quiser algo mais delicado, marque levemente os olhos e use um rosa mais claro na boca. Mas use conforme o seu estilo e ao seu visual.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Famosas Plus-Size x Ditadura da Magreza



A notícia que tomou conta dos principais portais de fofocas do mundo foi a aparição de Beyonce e seus quilinhos a mais. A cantora, um dos maiores ícones pop do mundo, tem sido questionada por colunistas que não se conformam com suas novas formas.

Muito antes de Beyonce, Mariah Carey já esteve em seu lugar. Segundo os tablóides, desde que casou , Mimi engordou cerca de 25 quilos.o que deu início a diversos rumores sobre sua vida pessoal fazendo com que sua forma física chamasse mais atenção do que o seu talento.



A pergunta é: o talento pode ser medido ou simplesmente qualificado pela forma física?


Não é necessário ser gênio da lâmpada para entender o quanto é difícil fazer com que o talento supere a ditadura dos padrões de beleza. Para quem vive da mídia, um inferno. Alanis Morrisette, mesmo quando não tinha mais nada para provar a ninguém, quando ganhou alguns quilos a mais, passou por um verdadeiro calvário.


No Brasil, Ivete Sangalo após o nascimento Marcelo, seu primeiro filho, se viu às voltas de comentários sobre sua aparência. No caso dela, mesmo os quilos a mais sendo por uma boa causa, muitos não perdoaram. Ivete conseguiu, com muito bom humor, dar de ombros às criticas e seguir sua carreira.



O caso de Ivete afetou diretamente suas apresentações que, desde o nascimento do filho, parecem ter perdido o folêgo. Mas, quem se importa? Considerada uma das maiores cantoras brasileiras da atualidade, a baiana sabe que seu talento não se resume apenas as espuletagens no palco.

Há aquelas que vivem muito bem com seus quilos a mais. Afirmam sua postura e desse limão fazem um delicioso mousse de limão. Impossivel imaginá-las dentro de um jeans 36. Mas seria possível, baseado na afirmação de Alanis, elas serem mais famosas caso fossem magras?

Talvez... o que importa mesmo, é voce se sentir bem consigo mesma sem se preocupar com oque os outros acham disso ou daquilo.
Seja voce, seja autentica e seja feliz!

terça-feira, 15 de junho de 2010

Cabelos Saudáveis no Inverno – Dicas e Cuidados


Para ter cabelos saudáveis é fundamental ter alguns cuidados, até mesmo no inverno quando estamos longe do sol e com o aparecimento das baixas temperaturas devemos manter sempre o ritual de beleza para as madeixas.


No inverno os inimigos dos cabelos são o frio excessivo e o vento que deixam os cabelos opacos e quebradiços. E a maioria das mulheres,não sabem como fazer para manter a vitalidade dos fios nos dias mais frios.

Confira abaixo algumas dicas para deixar os cabelos saudáveis e bonitos no inverno:

* Evite lavar os cabelos com água muito quente.A água quente acaba abrindo abre os poros do couro cabeludo e pode danificar os cabelos, tornando-os ainda mais ressecados ou extremamente oleosos, conforme a tendência da pessoa. O ideal é que a água esteja morna na hora de lavar os cabelos;

* Hidrate os cabelos pelo menos uma vez na semana escolha os produtos certos para o seu tipo de cabelo na dúvida consulte um profissional e peça orientação.

* Cuidados com a queda de cabelo durante inverno. Isso acontece porque o tempo não costuma ajudar na hora de secar o couro cabeludo e, deixa os fios mais fracos, desprendendo-os. A solução é secar muito bem a cabeça e os cabelos antes de sair de casa;

*Antes de usar o secador ou a chapinha aplique nos fios um produto termo ativado para proteger os cabelos do calor excessivo .

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Quinze dicas para não engordar no inverno


Noites de fondue


Vá a esses eventos com pouca fome, vá só para beliscar. Se não agüentar, faça fondue de queijo magro, como ricota. Dê sempre preferência aos queijos brancos.



Cuidados com os lights

É importante lembrar que o alimento mesmo na versão light deve se consumido moderadamente.



Alô, chocólatras!

Chocolate dietético não resolve nada, pois tem a mesma quantidade de gordura do normal. Uma saída para os viciados é o sorvete de chocolate light, que tem em média 37 calorias, ou se contentar com um daqueles quadradinhos da barra de chocolate.



As doces tentações

Evitar doces, principalmente elaborados com chantilly ou creme de leite. Substitua por doces a base de frutas e de preferência consumir as frutas frescas, pois são mais saudáveis e menos calóricas.



Vinhos

Uma taça de vinho por dia não mata ninguém. Mas não extrapole no álcool. Além de calórico, o hábito de beber demais não é nada saudável.



Refrigerantes nas refeições

Não tome nada durante a refeição. Refrigerantes têm até 37% de açúcar. Mesmo os lights possuem gases que propiciam a retenção de líquidos e dilatam o estômago. Se quiser, tome um refrigerante light quando não estiver comendo.



Bebidas quentinhas

O café tem um teor calórico baixíssimo. Tome café com leite desnatado e adoçante. Beba mais chás de ervas. As sopas sem creme de leite também são uma boa opção, principalmente as de legumes.



É proibido proibir!

Nenhum alimento é proibido. Você pode comer de tudo, desde que tenha limite. Se der uma escapadinha, queime com esportes.



Nada de ficar sem comer

Nunca pule refeições e não fique sem comer. Fazendo essa loucura, você não perde gordura, perde massa muscular magra. Faça, no mínimo, quatro refeições ao dia.



Coma mais vezes

Diminua o intervalo entre as refeições. Aproveite que o organismo gasta mais energia para manter a temperatura corpórea e aumente a ingestão de lanches durante seu dia.



Mexa-se!

Faça exercícios sempre. É igual a escovar os dentes. Os mais sedentários devem começar com uma caminhada diária e aos poucos partir para a musculação. Lembre-se daquela calça jeans que corre o risco de não entrar no seu corpo daqui a uns meses.



Refeições diárias

Substitua frituras por cozidos, assados ou grelhados e inclua saladas em pelo menos uma das refeições diárias para aumentar o aporte vitamínico/dia. Beba bastante líquidos, mesmo sem sede.



Coma sem pressa

O estômago não tem dente. Comendo rápido, você não mastiga o suficiente e faz com que seu estomago trabalhe em dobro.



Suas roupas

Use a roupa certa para o seu número. Nada de querer disfarçar com roupas largas. Seja sincero consigo mesmo. Roupas justas demais prejudicam a circulação e abrem espaço para as celulites.



Hidrate-se

Passe hidratante no corpo. Ele tem duas funções: além de hidratar, faz com que você não perca o contato com seu corpo.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Síndrome da tensão pré-menstrual: pílula nem sempre funciona


Você sente fortes cólicas dias antes de menstruar, enjoa, tem dor de cabeça, fica irritada e acha que só pode ser TPM? Fique atenta ao que está sentido.


Você pode sofrer da síndrome da tensão pré-menstrual (STEM), que apesar do nome muito semelhante, se diferencia da TPM por causa da intensidade e frequência dos sintomas, que são bem mais acentuados.

"Cerca de 75% das mulheres em idade reprodutiva apresentam algum sintoma no período pré-menstrual, mas 3 a 8% têm sintomas fortes o suficiente para alterar significativamente a qualidade de vida, interferindo no seu trabalho e relacionamento pessoal, o que caracteriza a síndrome", explica o ginecologista da Unifesp Mauro Abi Haydar.

Apesar da gravidade da síndrome, falta um consenso sobre os tratamentos (até mesmo se existe um realmente eficaz) e sobre as causas da doença. Muito disso em razão do próprio diagnóstico, que nem sempre é simples de ser cravado.

A presença de pelo menos quatro dos 150 sintomas relatados como característicos da síndrome, durante os cinco dias que antecedem a menstruação por três ciclos menstruais seguidos, indicam uma grande possibilidade da doença.


"Para um diagnóstico mais preciso, os sintomas devem ser avaliados na ausência de qualquer intervenção farmacológica, incluindo anticoncepcional oral. Além disso, substâncias como o álcool, podem dificultar a avaliação da progressão dos sintomas ao longo do ciclo menstrual, por isso é preciso cautela na hora do diagnóstico, afinal, uma dor de cabeça intensa num mês pode ser apenas resultado de cansaço ou estresse momentâneo", explica a ginecologista da Unifesp Carolina Ambrogini.

Quem tem a síndrome da tensão pré-menstrual sofre com as dores físicas e com as consequências das alterações de humor de que são vítimas. Um estudo realizado pela Faculdade de Enfermagem da USP avaliou 43 mulheres em idade fértil (aquelas com ciclo menstrual regular) e, após um ano de análise, os médicos constataram que mulheres que sofrem de STEM apresentam, em sua maioria, mamas inchadas e doloridas, cólicas e impaciência.

O convívio social também é afetado. As consequências da síndrome no cotidiano feminino abrangem inquietude e respostas hostis às pessoas, interferindo nas relações interpessoais no trabalho, na escola ou em casa, além de brigas sem motivo aparente com os filhos e irritabilidade.


Principais sintomas da STEM


Existem cerca de 150 sintomas relatados como característicos da síndrome, porém, os mais comuns são:

-Afetivos: tristeza, ansiedade, raiva, irritação, labilidade do humor.

-Cognitivos: dificuldade de concentração, indecisão, ideias suicidas, cefaleia, dor no seio, dor articular, dor muscular.

-Neurovegetativos : insônia, sonolência, anorexia, desejo por determinados alimentos, fadiga, alteração da libido.

-Físicos: náuseas, diarreia, palpitação, sudorese, tonturas e vertigens.

-Hormonais: aumento de peso, edemas.


Pílula, antidepressivos ou vitamina B12?


Encontrar um tratamento eficaz para a síndrome da tensão pré-menstrual é um drama para a maioria das mulheres que busca ajuda.

Em muitos casos, a pílula anticoncepcional costuma ser a saída encontrada pelos especialistas. Mas nem mesmo ela é unanimidade quanto aos métodos indicados. O motivo? A causa do problema, que nada tem a ver com desequilíbrio hormonal.

Para o especialista Mauro Abi Haydar, a pílula não deveria ser recomendada como tratamento da STEM, pois, segundo ele, a causa do problema não está relacionada à disfunções hormonais, mas a fatores emocionais como estresse, pressões e frustrações.

"Não adianta tomar a pílula, se a causa é o estresse ou a perda de um ente querido, por exemplo. É preciso tratar a causa do problema", continua.

O ginecologista acredita que a pílula não tem efeito eficaz no caso da síndrome porque sua função é apenas regular os níveis de hormônio no organismo da mulher, contribuindo pouco com o alívio dos sintomas. "Como a maioria das mulheres que sofrem com o problema tem um ciclo menstrual regular, não é necessário agir sobre os hormônios, e sim nas causas emocionais", afirma.

Já a ginecologista Carolina Ambrogini acredita que a síndrome pode ter origem fisiológica, além da emocional. Ela explica que existem três níveis da síndrome: leve, quando os sintomas são intensos, mas não chegam a prejudicar a rotina; médios, quando os sintomas são mais fortes e interferem mais no humor do que na saúde física, e grave, como nos casos de pacientes que chegam a desmaiar com tamanho desconforto físico e emocional.


"Para cada caso há um tratamento mais adequado", afirma Carolina. "Para o nível mais leve, a pílula pode funcionar. Ela ajuda a regular os níveis de serotonina, o hormônio da felicidade, amenizando a sensação de solidão e a tristeza. Para quem se enquadra nos níveis médios, a reposição com vitamina B12 é a mais recomendada, pois este nutriente ajuda no transporte e estoque de ácido fólico, combatendo os sintomas da depressão e a anemia. Já nos casos mais graves, a melhor opção é o uso de antidepressivos e a terapia, que ajudam a acalmar agindo diretamente nas causas emocionais do problema", explica.


E quem já acostumou com a pílula?

Em geral, bastam alguns meses para que as substâncias deixadas pela pílula saiam do organismo deixando de alterar os hormônios.

E quem se trata com a pílula e interrompe o tratamento pode sofrer com os sintomas ainda mais agressivos, o chamado efeito rebote?

"O que pode acontecer é um desequilíbrio hormonal pela ausência da pílula, causando maior irritabilidade e dor, que podem ser confundidos com efeito rebote, mas é uma variação normal, como a de qualquer outro medicamento, e que nada interfere no grau de intensidade da síndrome. Estes sintomas passam dias depois da interrupção do uso", explica Mauro Haydar

Adote medidas preventivas Se os tratamentos ainda são pouco eficientes, uma boa medida para amenizar os sintomas é a prevenção. A seguir, três mudanças de hábitos que fazem a diferença:



Alimentação com pouca quantidade de gordura, sal, açúcar e cafeína

Segundo a ginecologista Carolina Ambrogini, a cafeína (do café, chás e bebidas do tipo cola) aumenta a tensão e a sensibilidade, portanto é contra-indicada para as mulheres que sofrem com a irritabilidade.

Passe longe do sal, que provoca retenção de líquido, caracterizada por inchaços (inclusive nos seios) e sensação de peso. Já os alimentos gordurosos levam ao aumento de peso em mulheres que ficam com mais apetite durante este período.

Dieta com boas fontes de cálcio e magnésio De acordo com um estudo feito nos Estados Unidos e publicado na revista Archives of Internal Medicine, uma dieta rica em cálcio (leite e iogurte desnatado) e magnésio (espinafre e ervilha) pode aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM).

O levantamento, realizado por pesquisadores da Universidade de Massachusetts, comparou a dieta alimentar de mil mulheres com TPM e duas mil sem o problema. Aquelas sem TPM tendiam a ingerir mais alimentos ricos em cálcio e magnésio.

Segundo os pesquisadores, tanto o cálcio quanto o magnésio ajudam a diminuir is níveis de estrogênio, hormônio que intensifica os sintomas da TPM. A deficiência de magnésio também resulta em fadiga e carência de enzimas envolvidas na produção de energia.

Uma outra pesquisa do Instituto de Psiquiatria da Inglaterra provou que os níveis deste mineral são mais baixos em pessoas que sofrem de depressão.

A mudança nos hábitos alimentares foi a salvação para a professora Cintia Ferreira, 29 anos, que sofria desde adolescente com dores tão intensas que as fazia desmaiar: "era horrível, meus colegas de escola tinham que me carregar para casa no colo de tanta dor", conta.

"Tomei pílula durante 10 anos e fiquei com o rosto manchado. Um dia me irritei com isso, parei de tomá-la e cortei, por indicação médica, chocolate, cafeína e frituras da minha dieta. De lá para cá, nunca mais sofri com as dores".


Fazer exercícios regulares


A atividade física melhora o estado psíquico, o humor e o nível de tolerância à dor, em parte, devido à liberação da endorfina, substância que traz uma sensação de bem-estar ao organismo.

O esforço ajuda de duas formas: ativa a produção da serotonina, substância relaxante que ativa o sono e alivia a dor, além de promover uma espécie de massagem localizada, facilitando o retorno do sangue nos músculos contraídos e diminuindo o inchaço nesse período. As atividades mais recomendadas durante o período da TPM são as de baixa intensidade.

"Nessa fase, a mulher sofre grande variações do humor, podendo ainda ter enxaquecas e dores lombares fortes. Por isso, o ideal é evitar atividades muito intensas. Exercícios mais relaxantes, como ioga e alongamento, são os ideais", explica o professor Cassiano Merussi Neiva, pesquisador Chefe do laboratório de Metabolismo e Fisiologia do Esforço, da Unesp.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Minilipo, Lipinho ou Lipo Light


"Minilipo", "Lipinho" ou "Lipo Light". Os nomes seduzem e podem até confundir quem quer melhorar o contorno corporal, mas tem medo de se submeter a uma cirurgia.


Não se deve tentar 'mascarar' o procedimento com nomes diferentes que sugerem novos métodos, lipoaspiração é sempre lipoaspiração, com os seus riscos e benefícios.

A própria Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica já divulgou alertas neste sentido, nos quais manifestava 'preocupação' com o que chama de banalização das lipos de pequeno porte.

As lipoaspirações de pequeno porte são caracterizadas por aspirarem menos gordura corporal. Muitas vezes, o paciente 'compra a idéia da minilipo', pensando que assim, poderá diminuir os riscos da intervenção cirúrgica, o que não é verdade.

Quanto menor for a área lipoaspirada, menores serão os sangramentos e mais rápida será a recuperação. Mas divulgar a lipoaspiração com outros nomes é dar a impressão de que este é um procedimento simples, quando, na verdade, não é.

Lipoaspiração é cirurgia


Um dos procedimentos mais realizados nos últimos tempos é a lipoaspiração. É importante frisar que este procedimento não é recomendável para quem deseja emagrecer, perder peso, mas sim para os que desejam remodelar o corpo, retirar a gordura localizada mudando o contorno corporal.

Sendo assim, ela é ideal para pacientes próximos de seu peso ideal. Para garantir a segurança do procedimento é aconselhável solicitar todas as orientações e certificar-se sobre a escolha de profissionais capacitados para realizar o procedimento e ter ciência de que a lipoaspiração somente poderá ser realizada por cirurgião plástico habilitado, segundo normatização do próprio Conselho Federal de Medicina.

A lipoaspiração deve ser feita em um ambiente cirúrgico - um hospital ou uma clínica muito bem equipada - respeitando os procedimentos de assepsia e preparados para qualquer intercorrência.

A anestesia local de uma lipoaspiração de pequeno porte pode ser feita pelo cirurgião plástico, mas o mesmo tem que ter pleno conhecimento das doses máximas do anestésico local, que como qualquer outra substância, pode causar reações adversas quando usadas em doses excessivas.


O barato pode sair caro

O que aparentemente pode ser traduzido como uma vantagem para o paciente - o preço reduzido - pode tornar-se uma chateação a longo prazo.

É desaconselhável fazer várias lipoaspirações de pequeno porte por ano, ou seja, se submeter a várias minilipos, pode sair o mesmo preço de uma lipoaspiração habitual, só que com muitos mais riscos à saúde, pois são vários pós-operatórios. As 'minilipos' estão sujeitas às mesas complicações de uma cirurgia de grande porte.

Entre os riscos ligados à lipoaspiração em si estão a possibilidade de retirar gordura demais e deixar o local lipoaspirado um pouco afundado ou de a pele não se retrair e restar um excesso de pele ou gordura, principalmente quando não há elasticidade suficiente. Isto sem contar as complicações graves - como trombose venosa e embolia gordurosa - que ocorrem em apenas 0,05% dos casos.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Aprenda a manter os pés bem cuidados


As novas sandálias, que hoje em dia são apenas umas poucas tiras unidas a uma sola com salto, exigem que os pés estejam impecáveis, assim como as unhas. Para fazer seu próprio pedicure é preciso um equipamento específico e pelo menos 40 minutos.


Se esse processo for repetido a cada dez dias, os pés e as unhas estarão sempre bem cuidados.


Assessórios e instrumentos:

Toalha pequena, algodão, escova de cerdas duras, pedra pomes. Bacia com água morna com sabão. Uma lima, cortador de unhas, alicate para cutícula, bastão para empurrar a cutícula, polidor de unhas, lixa para a sola dos pés.


Cosméticos:

Removedor de esmalte, creme, loção ou óleo hidratante e suavizante.


Passo a passo:

- Retire das unhas o esmalte anterior com o algodão embebido em removedor de esmalte.

- Corte as unhas de forma quadrada.

- Lixe as beiradas para deixar a unha suave, mas sem dar forma.

- Coloque os pés na água com sabão por cerca de 15 minutos.

- Aplique nas unhas o creme ou o óleo e empurre a pele com o bastão para retraí-las.

- Volte a molhar os pés para eliminar os restos e seque-os com uma toalha, procurando deixa-los sem humidade. Depois faça uma massagem com loção. Os movimentos devem ser ascendentes a partir do calcanhar. Faça uma massagem individual a cada dedo.


* Se achar que da muito trabalho, marque um horario com uma pedicure...rs...

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Saltos altos, belos e perigosos

Ocasiões especiais sempre pedem saltos altos. Mas há muita coisa em jogo quando você sobe em um salto sete e passa horas a fio sobre ele. A sua coluna é posta em jogo e pode sofrer sérios riscos quando o salto é exagerado. O ditado diz que para ser bonita é preciso sofrer. Mas devem ser os homens quem dizem.


As mulheres usam saltos porque dão estilo ao corpo, porque as deixam mais altas, porque deixam a silhueta mais bonita. Mas, sobretudo, porque dão poder.


Salto e requinte

Os altos altos são peças normalmente mais requintadas do vestuário feminino. Um belo scarpin pode transformar o visual daquela calça jeans já um pouco antiga, ou fazer um par perfeito com o tailler.

No verão, faça um bom pedicure e deixe seus dedinhos à mostra com sandálias e tamancos de salto. No inverno, é a vez de sapatos fechados e botas, de cano curto ou longo, salto agulha ou plataforma.


Salto e poder

Uma mulher de salto alto nunca perde a pose. Por isso não basta calçá-los, é preciso saber andar sobre eles. Com um pouco de prática, você pode se sentir capaz de fazer como a Glenn Close, no filme Atração Fatal. Na cena em que ela vai matar personagem de Michael Douglas, a atriz se mantém firme, correndo sem cair do salto ou borrar a maquiagem. Mais poderosa do que isso, impossível. Mas você não precisa tentar matar ninguém para isso! Você com certeza pode gastar sua energia para coisas bem mais prazerosas...

Calçar sapatos de salto com mais de sete centímetros - como faziam as damas medievais com os coturnos, ou as barrocas com as sandálias - faz as mulheres se sentirem outras. Mais altas, mais fortes, mais poderosas. É como se a altura convidasse a ver a vida de outra maneira. Eles são poderosos, femininos, fetichistas e alegres.


Salto e saúde

O sentimento é legítimo e muito respeitável. Mas, a partir dos cinco centímetros, a coluna sofre uma descompensação que incide negativamente sobre a saúde do esqueleto. Os médicos aconselham a só usar esse tipo de sapato quando você sabe que vai permanecer sentada a maior parte do tempo.

Os saltos mais grossos, como os plataforma, são na sua maioria mais informais, mas proporcionam mais firmeza ao corpo. Prefira-os no dia-a-dia, deixando os saltos do tipo agulha para situações especiais. Zero em saúde, dez em beleza...

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Unhas fortes e bonitas sem sacrifício


Uma saúde delicada ou problemas alimentares podem ser a causa de unhas fracas e quebradiças. Morder as unhas é outro fator que as prejudica, então, porque mesmo assim as mordemos? Se você quer ter mãos perfeitas, leia com atenção as orientações a seguir.


As unhas se enfraquecem por vários motivos. Os mais comuns são problemas de metabolismo, alergia, anemia ou deficiências de cálcio ou outros nutrientes essenciais. Mas não só os fatores internos podem fazer com que as unhas facilmente. Pessoas que se expõem muito ao sol, ao uso de detergentes ou outros tipos de produtos de limpeza também estão colocando-nas em risco. Utilizar esmaltes de má qualidade também pode causar este problema.

Mas a grande vilã para quem deseja ter mãos lindas é a péssima mania de mordê-las. Existem tratamentos dos mais diversos para evitar esta mania, como choques ou colocar produtos químicos de sabor repulsivo nos dedos, mas o melhor mesmo é se conscientizar do problema e eliminá-lo da sua vida. Como todo tipo de mau hábito, pode ser bastante difícil abandoná-lo no começo, mas quando suas unhas estiverem bonitas, fortes e perfeitas, verá que o sacrifício valeu à pena.

Algumas dicas para quem quer ter unhas mais bonitas:

Dieta equilibrada

O fator básico para que suas unhas sejam fortes é a alimentação. Você deve ingerir todos os dias a quantidade certa de nutrientes indicada para a sua idade e sua estrutura corpórea.

O cálcio fortalece e dá consistência às unhas. Use e abuse do leite e de seus derivados, além de frutos do mar e peixes. O ferro é outro nutriente imprescindível para a beleza de suas mãos. Você o encontra nos vegetais de folhas escuras como o espinafre, a rúcula e o almeirão, e também nas frutas vermelhas e no fígado bovino.

Manicure

Use sempre a lixa. O uso de tesouras pode fazer com que elas se lasquem. Prefira as mais simples, de papelão, às metálicas, que também racham e estragam as pontas. Lixe-as sempre da borda de dentro para a de fora.

Proteja sempre as mãos ao entrar em contato com substâncias químicas que possam manchá-las. É aconselhável usar sempre um creme hidratante próprio para essa região do corpo, assim como luvas. Nunca corte suas cutículas com tesoura ou com o alicate. Prefira usar um removedor especial, vendido em qualquer loja de cosméticos.

Esmalte

Assegure-se sempre que as camadas de esmalte já estejam secas antes de passar as seguintes. Se você não fizer isso, elas podem ficar manchadas e feias.

Unhas postiças

Se mesmo com todos os cuidados as suas unhas não ficarem do jeito que sempre sonhou, não desista. Unhas postiças ainda são uma boa solução, desde que se conheça o modelo, o tamanho e a forma ideais. Além disso, elas têm de ser muito bem colocadas para não ficarem com a aparência muito artificial e percam o charme. Procure um bom profissional antes de colocá-las.

A maior de todas as vantagens das unhas postiças é que se pode trocar sua cor todos os dias, ficam sempre do tamanho que se quer e não quebram. Nunca tente pintá-las, pois podem ficar com o aspecto pior que o da suas naturais se mal cuidadas.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Curando com o sabor do gengibre


Ainda estamos no outono, mas já é possível sentir o friozinho chegando, por isso, este é o momento ideal para falarmos mais sobre uma raiz muito preciosa, capaz de trazer muitos benefícios ao organismo: o gengibre.


Cultivada e muito utilizada no Oriente há milhares de anos, o gengibre (zingiber officinalis) é um ingrediente básico e quase obrigatório nas culinárias japonesa, tailandesa e chinesa e indiana. Mas suas propriedades vão muito além do sabor forte e picante, que normalmente agrada o paladar e confere um toque todo especial aos pratos que são preparados com ele. Na medicina ayurvédica, por exemplo, é chamado de “remédio universal”, pela grande variedade de benefícios que proporciona à saúde.

O gengibre produz calor no organismo e age de forma eficaz em casos de gripes, tosse, rouquidão, congestão nasal, dores de garganta e outras infecções, atenuando seus sintomas e fortalecendo o sistema imunológico, por isso, sua utilização é muito indicada para tratar e prevenir os males a que estamos sujeitos durante as épocas mais frias do ano.

Esta capacidade de esquentar o corpo também provoca uma aceleração no metabolismo, ativa a circulação, estimula a mente e mantém a vitalidade. Uma boa dica é fazer um escalda pés ou preparar um banho com algumas gotas do óleo essencial de gengibre naqueles momentos em que nos sentimos sem ânimo, apresentando sintomas típicos de depressão, ou esgotados após um dia estressante de trabalho, por exemplo.

É antiinflamatório, antibactericida e alivia dores musculares, de cabeça e cólicas menstruais. Nos casos de contraturas musculares, lombalgia, cervicalgia, reumatismo e artrose, pode-se massagear as regiões afetadas com o óleo essencial diluído em óleo vegetal, fazendo movimentos fortes e fricção, que produzirão efeitos de aquecimento e analgesia.

Pesquisas também comprovaram sua atuação no sistema digestivo e é ótimo para combater náuseas e enjôos, inclusive por pessoas que sofrem com estes sintomas durante deslocamentos de barco ou de carro. Apesar de sua ingestão ser contra indicada durante a gravidez, as mulheres podem utilizar algumas gotas do óleo essencial em um difusor de aromas para aliviar os enjôos característicos dos primeiros meses de gestação. Pacientes que estão sendo submetidos a tratamento com quimioterapia também experimentam um grande alívio das náuseas causadas pelos medicamentos.

Você pode incluí-lo no preparo de diversos alimentos, como sucos, sopas, saladas e refogados. Para um uso mais medicinal, o ideal é preparar um chá com as raízes e consumi-lo entre as refeições. Você pode também misturar com outras ervas, como hortelã, eucalipto e capim limão, se o objetivo for tratar de problemas causados por gripes e resfriados. O consumo diário do chá é muito eficaz na prevenção de crises de enxaqueca. Para combater enjôos, basta mastigar um pouco dele cru, com exceção das gestantes, que devem utilizar apenas o óleo essencial, num difusor de ambientes. Também é encontrado, em lojas de produtos naturais, em forma de comprimido e tintura.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Fim dos pêlos encravados

Se a sua pele está sendo castigada por pêlos encravos, a melhor solução é uma esfoliação caprichada. Veja aqui uma receita natural:


Ingredientes:

1 xícara de creme hidratante corporal

2 colheres de sal marinho ( à venda em supermercados na sessão de produtos naturais)

1 colher de mel

Modo de fazer: misture os ingredientes até formar uma pasta homogênea. Se preferir, pode até bater no liquidificados. A receita é suficiente para as duas pernas.

Modo de usar:

Massageie o local com uma bucha vegetal com movimentos circulares suaves (seu uso ajuda a remover as células mortas e a desobstruir os poros). Coloque uma toalha umedecida com chá de camomila quente ( 1 xícara de água para uma colher de sopa de camomila) sobre a pele para abrir os poros por cinco minutos. Aplique o esfoliante, com as mãos, fazendo movimentos leves e circulares, caprichando nas áreas mais afetadas. Lave bem o local com água morna e sabonete neutro. Aplique um hidratante não oleoso para não tornar a obstruir os poros. Em regiões mais ressecadas, como joelhos, calcanhares e cotovelos, use um creme mais espesso.