segunda-feira, 31 de maio de 2010

10 dicas para uma pele perfeita

1- Fuja do banho com água muito quente, pois ela retira a camada de oleosidade da pele.


2- Não ultrapasse os 15 minutos embaixo do chuveiro. Quanto mais tempo você fica em contato com a água, mais ela remove o hidratante natural da pele, provocando o ressecamento.

3- Use um sabonete de formulação suave e que proteja a pele. Prefira produtos que ofereçam ingredientes e emolientes, que ajudam a manter a integridade da camada de oleosidade. Ainda assim, limita-se a aplicar o produto apenas nas axilas, nas costas e nos pés.

4- Evite as buchas vegetais ou esponjas industrializadas durante o banho. Utilizadas diariamente, elas contribuem para retirar a oleosidade da pele. Só recorra a elas para higienizar axilas, costas e pés e, uma vez por semana, para fazer exfoliação.

5- Aplique uma loção ou creme hidratante diariamente logo após o banho. As formulações oferecem uma combinação de ingredientes emolientes e umectantes que ajudam a diminuir a evaporação de água pela pele e também a formar uma película protetora.

6- se, ao tomar banho, à noite, estiver com preguiça de passar hidratante, substitua-o pelo óleo de banho sem enxágüe.

7- Dê uma atenção especial às regiões mais ressecadas do corpo, como joelhos, cotovelos e pernas, aplicando mais loção hidratante, pois são áreas que sofrem especialmente com o atrito das roupas e ressecamento.

8- Procure ingerir pelo menos dois litros de água por dia, para hidratar o organismo. Como conseqüência, sua pele ficará mais bonita.

9- adote uma loção específica, de preferencia com protetor solar, para as mãos. Leve-a na bolsa ou deixe-a no trabalho. Aplique o produto várias vezes ao dia, porque as mãos ressecam muito ao ficarem expostas ao frio e à água.

10- seja fiel aos exercícios físicos, pois eles ativam a circulação, trazendo mais nutrientes para a pele e, de quebra, queimando calorias e compensando os excessos alimentares, tão comuns nos dias frios.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

7 delícias de inverno que colocam sua dieta em risco


Basta esfriar um pouquinho o tempo lá fora para que fondues, queijos, vinhos e outras guloseimas típicas da estação entrem em ação.


O problema, é que estas delícias que invadem nossa mesa no inverno são bastante calóricas e gordurosas, colocando sua dieta e sua saúde em risco. "Tudo é permitido desde que consumido com moderação. Os quitutes são um perigo para a dieta se forem consumidos a qualquer hora sem nenhum controle ou disciplina. Se optar pela fondue hoje, no dia seguinte volte para sua dieta com ingredientes balanceados e saudáveis. O ideal é balancear as calorias e nutrientes ingeridos ao longo da semana para comer tudo o que gosta, em quantidades adequadas, sem ganhar peso", explica a nutricionista do Dieta e Saúde, Roberta Stella.

Para que você fique de olho na balança durante o inverno, a especialista separou algumas dicas que vão te ajudar a manter a forma na estação fria:

Vinhos: os polifenois e flavonoides presentes no vinho aumentam o HDL, o bom colesterol; e auxiliam na aceleração do metabolismo levando a perda de peso, porém, em excesso, sobrecarrega o fígado e pode levar a embriaguez. Não se deve ingerir a bebida com açúcar ou mel, pois, a adição destes ingredientes pode elevar muito o teor calórico do vinho pesando na dieta. O ideal é consumir no máximo um copo de vinho por dia para homens e três vezes por semana para mulheres.


Queijos: apesar de calórico e com alto teor de gordura saturada (aquela que aumenta o colesterol), o queijo deve fazer parte da nossa dieta em quantidades moderadas, pois é um alimento rico em cálcio, nutriente importante para prevenir problemas nos ossos futuramente. "Prefira queijos brancos: quanto mais branco o queijo, menor a quantidade de gordura, de calorias e sal. Uma excelente opção é a ricota", explica Roberta.
 
Pinhão: o tipo de gordura existente no pinhão é denominada gordura boa (insaturada) de mais fácil digestão do que as da carne (saturadas), por isso seu consumo é indicado, mas deve-se tomar cuidado com o valor calórico. 1 unidade tem cerca de 30 calorias. Consuma 100 gr duas ou três vezes por semana.


Sopas: ela é benéfica para quem busca emagrecer porque a maior quantidade de água traz uma sensação de saciedade, além de contribuir para a digestão, entretanto, se não houver uma seleção de produtos leves, o efeito pode ser contrário prejudicando a sua dieta, por isso, não se engane e invista nas versões mais leves com legumes e verduras. Elas podem até substituir as saladas. Evite as sopas cremosas e com queijos gordos.


Chocolate quente: apesar de delicioso e mais do que bem vindo nas noites frias de inverno, o chocolate quente é muito calórico e deve ser consumido com moderação: o chocolate quente mais incrementado é feito à base de ingredientes muito calóricos, gordurosos e ricos em açúcar. Como sentimos mais frio no inverno, a tendência é consumi-lo mais para tentar esquentar o corpo. Por isso, o ideal é optar por versões mais leves da bebida e tomar com moderação. "Que tal preparar um chocolate quente com leite desnatado e chocolate em pó light, isso já ajuda a diminuir as calorias", sugere Roberta Stella.


Fondue: passar o inverno sem experimentar uma fondue é tarefa árdua. A receita cremosa e quentinha dá muito mais sabor aos dias frios. Mas é preciso ter cuidado com as calorias: chocolate, carne e queijo possuem alto teor de gordura e são bastante calóricos, por isso, prefira as versões mais leves do prato, à base de legumes e produtos light.


Capuccino: além de dar aquele ânimo espantando a fadiga, alguns estudos provam que cafeína presente no capuccino, ativa regiões do cérebro beneficiando a concentração, o planejamento e a execução de tarefas mentais. "Com a adição de ingredientes gordurosos e calóricos como creme de leite, doce de leite e outros, a bebida pode se tornar uma bomba na sua dieta", finaliza Roberta.


Você com certeza deve estar pensando: mas tudo que eh bom engorda!! Sim e não. Depende  muito da quantidade e da frenquencia com que você ingere esses alimentos. Bom mesmo eh saber dosar e poder comer e beber tudo o que se quer, certo? Certo! Rs...
Bom final de semana!!!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Inspire-se em quatro makes do inverno 2010

Basta um friozinho bater para saírem do guarda-roupa lenços, cachecóis, botas e casacos. Parece que a estação traz também certa elegância. E não são só as roupas que ficam mais sofisticadas. As maquiagens são parte importante do look das mulheres no inverno, pois afloram a feminilidade e quebram o clima cinza da estação. Os tons de azul, verde, violeta e as misturas de cítricos são a grande tendência para o Inverno 2010.

Além disso, os batons, especialmente os rosas, são pontos altos e deixam a maquiagem mais glamourosa. O equilíbrio dos contrastes também é mais que bem-vindo.

Uma boca marcada pede olhos mais apagados e vice-versa. "O importante é não sobrecarregar", explica o maquiador da Natura, Marcos Costa. Para desfilar toda a sua beleza na estação fria, confira quatro looks assinados pelo especialista com os principais destaques da temporada.

Look 1: pele aveludada


Segundo Marcos Costa, a pele com aspecto hidratado e natural está em alta e dá um ar de frescor ao visual. A base é discreta e bem espalhada, evitando a cobertura pesada. Uma opção para dar esse aspecto é usar as bases em pó, textura musse ou líquidas ultrafluidas.

Nos olhos, a sombra é verde e invade todo o contorno dos olhos. "Com a ajuda de um pincel macio e fino, primeiro aplique da raiz dos cílios em direção as sobrancelhas, esfume bem em seguida e, com a mesma tonalidade, realce o contorno inferior dos olhos", explica Marcos Costa.

"Para arrematar o visual dos olhos, aplique a máscara preta, principalmente nos cílios superiores. Nos lábios, aplique um batom cor de boca rosado e, nas maçãs do rosto, um blush rosa".

Look 2: cores cítricas


A maquiagem "arrasa-quarteirão" mistura cores da moda na medida certa. Os tons cítricos (laranjas e amarelos) que apareceram no verão podem permanecer no inverno e iluminar a expressão.

Para usá-los da melhor forma, Marcos Costa indica: "Aqui, a indicação é misturar as cores. Use uma sombra rosa-salmão na pálpebra móvel e espalhe o produto até a dobra do olho. Na parte inferior, rente aos cílios, contorne com lápis azul. Nos lábios, um batom na cor pink deixa o make mais vibrante e atual", explica o maquiador.

Look 3: visual moderno


A cor azul é uma ótima sugestão para mulheres que gostam de olhos valorizados, mas que não querem uma cor profunda, como o preto ou o grafite.

"Misturar três tons da cor em toda pálpebra deixa os olhos modernos e com ótimo contraste. Aplique um médio em toda pálpebra móvel, depois um azul mais profundo na dobra do olho e um mais claro próximo às sobrancelhas. Na pálpebra inferior, faça um traço com um delineador também azul. Use-o bem próximo ao cílios inferiores e puxe nas laterais", indica Marcos Costa.

Look 4: Clássico (meu preferido!!)


Olhos esfumados e marcantes são um clássico do inverno. "Apesar das cores estarem em alta, o olho preto intenso brilha neste inverno, pois esse tipo de maquiagem combina com vários tons de pele", diz o maquiador da Natura.

"Comece com um lápis preto e contorne as pálpebras inferiores e superiores. Depois, esfume o produto e transforme-o em sombra. Na sequência, aplique em cima do lápis uma sombra preta e misture as duas texturas criando um degradê intenso de preto".

Para o efeito ficar aveludado, esfumace bem e capriche na máscara preta e nos cílios inferiores e superiores.


Por fim, aplique levemente um blush rosa para deixar a pele viçosa e um batom rosa clarinho para não sobrecarregar a expressão.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Alimentos funcionais trazem benefícios para o organismo

Cada vez mais a ciência vem demonstrando a relevância da alimentação saudável para a manutenção da saúde e qualidade de vida. Recentemente, foram descobertas diversas substâncias presentes nos alimentos que, apesar de não serem nutrientes, também apresentam vários efeitos benéficos à saúde e que receberam o nome de funcionais ou bioativas. Espera-se que o consumo regular de alimentos ricos em substâncias funcionais seja capaz de trazer benefícios ao organismo.


Esses benefícios podem estar relacionados a resultados gerais como, por exemplo, a ação antioxidante, relacionada a redução do risco de várias doenças causadas por radicais livres, enquanto outros têm ação específica no controle ou redução do risco de desenvolvimento de doenças, como a elevação do colesterol (hipercolesterolemia).

É importante destacar que nenhum desses alimentos isoladamente pode ser usado como fórmula mágica para solucionar problemas de saúde. Para obter o efeito desejado, eles devem fazer parte de uma dieta equilibrada e ajustada à necessidade de cada indivíduo.

A nutricionista Claudia Ridel Juzwiak, da Universidade Católica de Santos, mostra alguns alimentos que fornecem substâncias bioativas e suas ações. Conheça-os:

Soja


Apresenta em sua composição várias substâncias que podem contribuir para o efeito sobre a saúde cardiovascular, como as isoflavonas, proteínas e fibras.

O consumo diário de 25g de proteína de soja pode auxiliar no controle do colesterol. Seu consumo deve vir associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

O alimento é responsável pela redução do risco de doença cardiovascular. A soja reduz o LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom). Outras ações estão sendo investigadas, como redução no risco de alguns tipos de câncer, principalmente os que são alimentados por hormônios. Parece contribuir para atenuar os sintomas da menopausa.

Aveia

Este cereal é rico em beta-D-glucana, um tipo de fibra alimentar solúvel. A beta-D-glucana é considerada uma substância bioativa que auxilia na redução da absorção de colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Cerca de 40g de farelo de aveia ou 60g de farinha de aveia fornecem quantidades de beta-D-glucana com ação efetiva.

Além da redução do colesterol, a aveia parece ter um possível efeito protetor no desenvolvimento do câncer de cólon e diminuição da absorção da glicose em diabéticos.


Hortaliças

As hortaliças fornecem inúmeras substâncias funcionais, além de vitaminas, minerais e fibras. Dentre as substâncias bioativas, destacam-se a luteína e a zeaxantina que agem em conjunto.

A luteína e a zeaxantina tem ação antioxidante que protege as células contra os radicais livres. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. A luteína é encontrada em vários vegetais, com destaque para o espinafre, enquanto a zeaxantina é encontrada principalmente nos alimentos de coloração amarela intensa, como o milho e a gema de ovo.

Protegem principalmente a visão contra a ação dos radicais livres, reduzindo o risco de desenvolvimento de catarata e degeneração macular.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Protetor solar também é indispensável no inverno


Forte aliado da pele no combate às machas, queimaduras e o câncer de pele, o protetor solar é produto indispensável para os cuidados com a pele.


O problema é que muita gente associa proteção solar ao verão ou aos dias ensolarados. Mas os perigos da superexposição aos raios.

Deixar de usar o filtro solar pode trazer problemas graves como câncer de pele e lesões cutâneas graves que deixam marcas na pele. "O filtro solar deveria ser visto como medicamento de uso diário", explica a dermatologista da Unifesp, Meire Parada Brasil.

"Mesmo na neve, sofremos os efeitos da radiação solar", explica a dermatologista da Escola de Medicina do ABC, Daniela Taniguchi.

Proteção intensiva sempre!


Durante o inverno, há uma diminuição da incidência dos raios ultravioletas UVB, principais causadores dos cânceres de pele, porém, os raios UVA, também nocivos, têm poder de penetração regular na pele, causando manchas, pintas, que podem virar um câncer e até o fotoenvelhecimento, envelhecimento precoce da pele por excesso de raios solares.

"Há a diminuição na produção de colágeno, atingindo a derme e causando flacidez e envelhecimento. Se uma pessoa passa a vida inteira sem usar o protetor no inverno, pode ter problemas sérios na pele", explica Meire Parada Brasil.

Que fator de proteção se deve usar?


Quando o assunto é o fator do protetor solar, as duas especialistas são taxativas: no mínimo fator 30. Os dermatologistas recomendam o fator 30 como padrão mínimo porque em geral, não obedecemos ao intervalo com que deveríamos usá-lo, daí a baixa proteção da pele, mesmo no inverno.

"Vale lembrar, no entanto, que a proteção dura apenas 30 minutos e que o protetor deve ser reaplicado a cada banho e situação de suor ou, em média, a cada duas horas. É importante evitar períodos de maior intensidade solar, entre 10h e 15h, que também são perigosos no inverno", diz Meire Parada Brasil.


Creme ou gel?

Depende muito das características da pele de cada um, mas em geral, o mais apropriado é a textura em creme, já que no inverno a pele fica mais ressecada por natureza e o gel, à base de álcool, favorece ainda mais o ressecamento. "O gel penetra melhor na pele e é menos oleoso, só que o creme hidrata mais e deixa a pele mais macia, por isso é melhor optar por ele", explica Meire.

Efeito cumulativo


O câncer de pele é resultante do efeito cumulativo dos efeitos da radiação solar, que pode aparecer, um, dois ou até 40 anos depois da exposição exagerada aos raios UVA e UVB e que por isso o uso do protetor solar no inverno é fundamental. "Independente do clima, sofremos a incidência dos dois tipos de radiação solar, UVA e UVB, embora a UVA seja mais intensa no inverno. Se uma pessoa passa a vida inteira sem usar protetor no inverno, corre o risco de perceber uma mancha cancerígena na pele sem saber porquê", explica a dermatologista Daniela Taniguchi.

A cor da pele influencia?

As peles claras são mais sensíveis a ação dos raios solares do que as morenas, já que estas têm maior concentração de melanina. "As pessoas brancas devem usar o fator mais alto e se expor menos ao sol, já os morenos, têm menos propensão a ter problemas de pele", explica Daniela.

Problemas causados pela irradiação solar no inverno

Além do câncer de pele, o excesso de radiação solar pode deixar marcas como manchas e pintas, envelhecimento precoce e sardas. "A pele fica toda pintada e com aparência envelhecida. Com o uso do protetor você diminui estes efeitos em até 90%", explica Meire.

Câncer de pele: como detectar?

Existem alguns tipos de câncer de pele. Os mais comuns são o melanoma, caracterizado pelo aparecimento de pintas escuras que crescem rapidamente e não cicatrizam; e os cartinomas, que se manifesta através de bolinhas avermelhadas que não somem sozinhas. "O ideal é prestar atenção na aparência das manchas que aparecem na pele e na duração do problema. Caso demore muito para cicatrizar, é melhor procurar um médico", explica Daniela.


"O problema desta doença é que não dói, não dá sinal nenhum a não ser o aspecto físico ou o sangramento em caso de infecção, por isso, é importante ficar atento a qualquer mudança na pele", alerta Meire.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Descubra como cuidar de sua pele e cabelos


Uso incorreto pode danificar os fios e causar problemas como seborreia e queda de cabelo Quando surgiram os xampus tinham uma função básica: a de lavar os fios.


Não faz muito tempo ficaram mais específicos atendendo aos diferentes tipos de cabelos dos normais, ressecados, tingidos aos oleosos. Mas hoje, o produto ganha a cada dia mais atributos.

Tem xampu anticaspa, sem sal, para cabelos loiros, para cabelos grisalhos e outra lista de possibilidades. Diante de tanta variedade, fica difícil escolher o que levar para casa.

Para te ajudar nesta tarefa, logo abaixo, o hair stylist do Studio Prime Hair e Beauty André de Leone entrega o dossiê do xampu, com as diferenças dos principais tipos à venda no mercado.

Para cabelos grisalhos: com pigmentos roxos que evitam a despigmentação total dos fios, este tipo de xampu mantém o brilho e a tonalidade natural dos fios sem deixar o aspecto amarelado e com manchas. "ele é feito à base de um composto roxo sem pigmentos de amônia que puxa a cor para o cinza, deixando-os brilhosos e com aparência mais saudável", explica Leone.


Loiros: muita gente acha que xampus para cabelos loiros funcionam como uma espécie de blindagem dos fios para evitar que fiquem menos ressecados e mais sedosos, porém, isso é um grande equívoco, por que na verdade, assim como os específicos para cabelos grisalhos, os xampus para cabelos loiros evitam o amarelado dos fios e deixam a tonalidade mais natural. "É possível, inclusive, trocar um pelo outro pois a função é a mesma", diz o hair stylist.

Anticaspa: proporcionam limpeza profunda do couro cabeludo e evitam a oleosidade, já que fazem com que as glândulas sebáceas do couro cabeludo produzam menos óleo, porém, têm efeito paliativo.

"A oleosidade está diretamente ligada a fenômenos psicológicos, como o estresse, ou físicos, como excesso de vitamina E no organismo, que tendem a aumentar a ação das glândulas sebáceas. O xampu tem ação apenas tópica e não age nas causas do problema", afirma Leone.

Antirresíduos: diferentemente do anticaspa, o xampu antiresíduo limpa de forma profunda, não só a oleosidade do couro cabeludo, mas todas as impurezas que estiverem por lá, como produtos químicos, cremes e pomadas . "As pessoas têm mania de achar que o xampu antiresíduo resseca o cabelo, mas na verdade a textura dos fios após o uso deste tipo de xampu é a textura original dos fios sem nenhum tipo de produto químico", explica Leone.

O que é importante é saber usar o produto: uma vez por semana, no máximo. Uma dica é usar o antirresíduos antes de fazer a hidratação dos fios para potencializar a absorção do creme pelos fios.

Sem sal: segundo o especialista, é folclore. Leone explica que o fato do xampu não ter sal em sua fórmula vai alterar sua consistência e não sua ação nos fios: "essa história de que o sem sal prolonga o efeito da escova progressiva, agride menos os fios, é mentira. A única mudança perceptível é uma menor quantidade de espuma, mas nada que o diferencie de um xampu comum", diz Leone.


Couro sensível: o xampu para couros cabeludos mais sensíveis apresenta substâncias hipoalergênicas que evitam irritações. "A fórmula é mais leve que a dos xampus comuns", explica.

Para cavalo: a nova textura dos fios que prometem é puro mito, pois esta característica é particular e genética, não dá para mudar.


Teatree: "ele refresca o couro cabeludo por ser à base de um tipo de menta causando uma sensação de alívio principalmente no verão, mas não tem indicação específica para tipos de cabelo", explica Leone.

À seco: este tipo de xampu promete limpeza dos fios e do couro cabeludo sem precisa lavar com água. A limpeza não é igual, claro, do que uma boa lavagem no chuveiro, mas quebra o galho para aqueles dias de pressa. "Ele tira a aparência de sujeira e oleosidade em excesso", diz o hair stylist.


Como identificar qual o melhor tipo para você?

O melhor tipo de xampu é aquele que faz com que seu cabelo fique com aparência natural e macia.

A dica é mudar o tipo ou só a marca do xampu para que os fios se acostumem com aquela mesma fórmula e o produto deixe de fazer efeito.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Drenagem Linfatica Manual: quem pode e quem nao pode fazer...

A Drenagem Linfática é indicada para pacientes que apresentam:


• Acnes.

• Edemas.

• Linfedemas.

• Celulite.

• Obesidade.

• Mastodinia (tensão mamaria sentida durante a fase de ovulação).

• Telangectasias (dilatação de vasos sanguineos preexistes, criando pequenas lesões vermelhas focais, usualmente na pele ou membranas mucosas).

• Cicatrizes.

• Dores musculares em atletas, tensão muscular.

• Ansiedade, irritabilidade, depressão.

• Algumas dores agudas ou crônicas, tendinites, reumatismo, tenossinovites, Tennis Elbow, entorses, luxações, desordens pós traumáticas, desordem das articulações têmporo mandibular (ATM), asma, bronquite, sinusite, rinite, desordens alimentares, tensão pré - menstrual (TPM), patologias dermatológicas como (psoríase, dermatites), hipertensão etc.

Pré e pós operatório de cirurgias odontológicas e cirurgias plásticas (rinoplastia, blefaroplastia, lifting facial, lipoaspiração, abdominoplastia, mamoplastia redutora ou de aumento.


Contra- Indicações:


Absolutas: onde não se deve fazer drenagem nessas situações.

• Tumores malignos: pode desenvolver reincidências de tumores (levar a metástase).

• Tuberculose: o bacilo de Koch fica alojado e encapsulado nos gânglios linfáticos. Existe a possibilidade de o bacilo voltar atividade através da DLM.

• Infecções Agudas e Reações Alérgicas Agudas: os dois casos possuem a mesma razão, é o fato de ocorrer aceleração de fluxo linfático e vírus, alérgenos e dejetos celulares.

• Edema Sistêmicos de origem Cardíacas ou renal: o músculo cardíaco nesse caso está enfraquecido, uma sobrecarga com DLM pode levar ao edema agudo pulmonar.

• Insuficiência renal: dependendo do estágio da doença, pode ocorrer ausência parcial ou total da eliminação de urina. Ao realizar a DLM e consequentemente aumentar o aporte de líquido a ser filtrado, pode ocorrer congestão, podendo acarretar complicações cardíacas e/ou pulmonar.

• Trombose Venosa: há risco de embolismo.

Contra-Indicações:

Relativas: pode-se realizar a drenagem respeitando alguns critérios e tomando os devidos cuidados, que um profissional capacitado saberá definir.

• Hipertireoidismo: neste caso a DLM pode ser realizada sem a manipulação na área de localização da tireóide.

• Menstruação Abundante: mulheres que apresentam fluxo muito intenso, não devem ser manipuladas na região abdominal durante o período menstrual.

• Asma e Bronquite: durante as crises deve ser evitada a região do esterno, pois pode haver potencialização das crises.

• Flebite: enquanto houver o processo inflamatório, não deve ser manuseada.

• Hipotensão arterial (pressão baixa): drenagem de corpo inteiro não deve ser realizada no inicio do tratamento, deve começar em pequenas áreas e gradualmente aumentar a área de tratamento, tendo atenção aos valores da pressão arterial durante o procedimento.

Ou seja, sempre procure um profissional instruido, assim, esse sera capaz de lhe oferecer um bom tratamento para o seu caso.

bjk

terça-feira, 18 de maio de 2010

8 motivos para passar o final da gravidez no inverno


Você já imaginou passar o final da gravidez longe dos enjôos e de outros sintomas típicos desta fase? E se com isso viesse também a possibilidade de reduzir a oleosidade da pele e a pressão baixa? Então, que tal se planejar para passar os meses finais da gravidez no inverno? Esqueça o frio.


O inverno provoca alterações hormonais e fisiológicas que amenizam alguns sintomas típicos do final da gravidez, deixando o período mais agradável. "Baseado na minha experiência clínica posso dizer que 80% das mulheres preferem passar o final da gravidez na estação fria, pois enxergam vantagens em relação ao calor excessivo e ao desconforto comuns no verão", explica o ginecologista Abner Lobo Neto, do Programa de Pré-Natal personalizado da Unifesp. A seguir, o especialista explica porque passar a fase final da gravidez no inverno pode ser uma ótima opção.
 
Nada de enjoos


Embora o enjoo não esteja diretamente ligado a temperatura, no inverno percebe-se certa diminuição do sintoma em função da ausência do calor excessivo típico do verão que provoca a queda de pressão arterial. "O enjoo é uma conseqüência de uma série de transformações que ocorrem na vida de uma gestante, porém, o clima quente aumenta a sensação de desconforto que não ocorre no inverno", explica Abner.

"Mas vale o alerta, se por um lado a gestante fica longe do enjoo e da queda de pressão arterial no inverno, que tanto as incomodam, por outro, está mais propensa a ter hipertensão", diz Abner.

Pele oleosa nem pensar


No inverno os poros da nossa pele ficam mais contraídos e transpiramos menos, por isso, a pele fica menos oleosa e mais bonita do que no verão, porém, é preciso evitar o ressecamento e rachaduras da pele, típicos da estação.

"No inverno, as grávidas se sentem aliviadas por não ter que ficar lavando o rosto de cinco em cinco minutos por causa da oleosidade. Porém, é preciso cuidados como beber bastante água, além de aplicar hidratante e protetor solar para não ficar com a pele ressecada", explica o ginecologista.

Cadê o inchaço?

Com a diminuição da dilatação dos vasos sanguíneos no inverno, há uma melhora significativa na circulação das gestantes fazendo com que o inchaço, típico desta fase, desapareça ou diminua trazendo alívio para as futuras mamães. "Se tem uma coisa que incomoda as gestantes é o inchaço, que faz com que elas se sintam gordas e desconfortáveis", afirma o ginecologista.

"Além da questão estética, o inchaço traz outros transtornos como roupas apertadas, sapatos que não servem e sensação de desconforto ao andar. Ficar livre dele é um dos principais ganhos para quem passa a fase final da gravidez no inverno".

Afaste a desidratação

Os casos de desidratação são menores durante o clima fio em função do menor gasto calórico ( o organismo faz um estoque de energia para manter o corpo aquecido) e da pouca perda de líquidos, se comparado ao verão.


"No verão, as gestantes acabam ingerindo menos água do que o necessário para compensar a perda natural da estação quente, já no inverno, não há este problema porque gastamos menos nossas reservas líquidas", diz o ginecologista.

Vá de meia!


Outro ponto muito positivo para as gestantes é aumento do uso de meias elásticas, que evitam o surgimento de varizes e vasinhos. "As mulheres deixam de usar meias no verão, mas no inverno usam mais meias como forma de aquecer o corpo", explica Abner.

Xô insônia

As gestantes, em geral, sentem mais sono do que as outras mulheres que não estão esperando bebês, porém, no inverno, com a ocorrência de dias mais longos e noites mais arejadas, sem o calor excessivo típico do verão, a qualidade do sono fica melhor. "As gestantes sentem mais calor e por isso não conseguem dormir bem no verão, enquanto no frio o quarto fica mais arejado e a sensação de mal-estar diminui", afirma o ginecologista.
 
Sem alergias e brotoejas


Outro desconforto que quase desaparece durante a gestação na estação fria é a ocorrência de alergias e brotoejas na pele. No verão, elas são bastante comuns em função do atrito somado a transpiração nas dobras e regiões mais escondidas do corpo, como as axilas e região interna das coxas, provocando ardor e a coceira.

Livre de manchas

Sem sol e a intensa radiação solar, as grávidas suam menos e por isso perdem menos líquido, evitando a desidratação e o desconforto, além disso, longe dos raios intensos, há menor incidência de manchas e lesões de pele. "As manchas na pele durante a gestação ocorrem devido às mudanças hormonais, porém, o inverno ameniza este problema, já que a exposição solar é menor do que no verão, quando ir à praia e piscina é comum".

Mas isso não isenta o uso diário de protetor solar diário, fator fundamental para prevenir o aparecimento e escurecimento das manchas na pele.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Ui que friozinho!!!! rs...
A temperatura vai caindo e com ela a nossa vontade de fazer ginástica, comer saladinhas e tomar muita agua e de fazer tratamentos estéticos.
Mas gente!! Eh justamente agora que a gente tem que correr atrás, ou vc vai querer esperar chegar o próximo verão para iniciar aquele seu projeto de emagrecer uns quilinhos, fazer drenagem linfática, e uma dietinha básica??
nada de ficar jogada embaixo do cobertor tomando chocolate quente e comendo massa todo dia.
A não ser que vc esteja fazendo dieta de engorda e queira engordar feito louca.
Animo!! Levanta desse sofá... vai colocar um tenis no pé e sai para caminhar.
Faca uma sopinha de legumes com pouca agua e bata no liquidificador para ficar um caldinho grosso e delicioso. Não tem vontade de tomar agua no frio?? Faca chás... tem de vários tipos e vários sabores. Mas atenção: sem acucar, ok?
E se possível, invista na drenagem linfática.
Serio!!!!!!!! Ajuda muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito no processo de desintoxicacao do organismo e redução de medidas, pois combate a retenção de líquidos e de quebra eh coadjuvante no tratamento da celulite.
Mãos a obra!!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Ok ok ok... sei que minha proposta inicial era colocar aqui dicas de beleza e bem estar, mas se privar de todas as guloseimas não nos deixa felizes, certo?
As vezes temos que nos permitir curtir certas delicias, como essa por exemplo.
Brigadeiro de copinho com confeitos divertidos.
Fácil de fazer, bonito de se ver e delicioso de se comer.
Beijos a todos e bom final de semana.
Ah... FELIZ DIA DAS MÃES!!!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Planeja fazer uma cirurgia plástica? Lembre de observar alguns detalhes

A intenção é apenas promover uma reflexão sobre os prós e contras e deixar que as leitoras optem pelo que acharem mais adequado. Mas se ainda assim você quiser entrar na faca, vale dar uma observada nos riscos que esses procedimentos podem oferecer. De acordo com a Revista Plástica e Beleza, estes detalhes devem ser observados:

Infecção hospitalar

O Paciente tem o direito de conhecer antes da cirurgia o hospital e observar como é feito o atendimento e higiene do lugar, além do tratamento dado pelos profissionais aos pacientes. Já que existe essa possibilidade, vá ao local e se informe. Se médico poderá lhe receitar também a profilaxia, uma prevenção contra possíveis infecções através de antibióticos.

Embolia pulmonar

Faça os exames pré-operatórios que serão solicitados pelo médico, eles é que ajudarão a diagnosticar doenças sistêmicas, como o caso é o caso dessa.

Rejeição à prótese

Embora seja baixo, inferior a 1%, segundo estudos realizados sobre o assunto, existe o risco de rejeição de próteses, tanto nos seios quanto no bumbum. Considere se você realmente precisa aumentar essas partes do seu corpo.

Perfuração durante a lipoaspiração

Um dos maiores medos dos pacientes, pode ser evitado certificando-se que o profissional escolhido domina a técnica. Verifique se o médico faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o que garante que ele passou por diversas avaliações para que pudesse entrar na associação.

E tente não criar uma expectativa muito alta. A cirurgia deve agregar na sua vida, mas de forma alguma ser feita para modificá-la. Lembre-se que você já é linda e apenas pretende melhorar o que deus lhe deu!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Massagem Modeladora

A Massagem Modeladora é uma técnica que utiliza manobras rápidas e intensas sobre a pele, utilizando pressão através de movimentos de amassamento e deslizamento. Entre os principais benefícios estão a melhora da oxigenação dos tecidos, a quebra da cadeia de gordura  e a melhora do tônus muscular.


Principais Indicações:

  • Combate à Celulite
  • Combate à Flacidez
  • Combate à gordura localizada
  • Perder Medidas

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Ginástica passiva não queima calorias nem aumenta massa muscular

Você sonha em ter um corpo sarado, mas odeia malhar. Eis que surge a solução milagrosa na televisão: um aparelho que promete formas esculturais sem nenhum esforço físico. Tentador, não?


Os chamados aparelhos de ginástica passiva oferecem resultados incríveis com apenas poucos minutos de uso sem que você tenha que contrair um músculo sequer. Pena que quando o assunto é ganho muscular e corpo saudável a lei do mínimo esforço não impera.

Tem que malhar e à moda "antiga". O personal trainer Edson Ramalho explica que para se ter um corpo saudável e trabalhado é preciso muito mais do que vontade, tem que ter disposição: "a verdade é que não tem equipamento que substitua os exercícios físicos e o treino programado e direcionado. Para ter o corpo esbelto que estes aparelhos prometem, só com horas de treino, uma dieta balanceada e muita disciplina", diz ele.

Como funcionam estes aparelhos?


Os aparelhos de ginástica passiva têm origem nos equipamentos de eletro-estimulação usados em astronautas soviéticos na década de 60 para amenizar a perda de massa muscular quando estes passavam muito tempo no espaço. A partir daí foram desenvolvidos os aparelhos de ginástica passiva de uso doméstico.

Como são feitos a base de eletrodos, os aparelhos de ginástica passiva fornecem estímulos elétricos aos músculos causando uma ligeira contração, uma resposta ao estímulo recebido. Em teoria, os estímulos provocariam uma melhora do tônus muscular.

Porém, como agem em partes localizadas do corpo e de forma bem inferior aos exercícios convencionais, estes aparelhos não provocam efeitos significativos e perceptíveis em relação à tonicidade dos músculos: "quando praticamos exercícios físicos, há a intensificação do movimento em determinados grupos musculares, mas todo o corpo se movimenta daí os resultados globais e satisfatórios. Enquanto que com o uso dos aparelhos da ginástica passiva, você consegue despertar os músculos e nada mais", explica Edson.

Ginástica passiva x guerra contra balança


Não conte com a ginástica passiva se a ideia é o emagrecimento. Além de não trabalhar o corpo de forma correta, os aparelhos milagrosos da TV não promovem a queima de calorias. "Muita gente acha que porque está usando estes aparelhos e queimando calorias pode comer em dobro, o que é um grande engano", explica o personal.

Um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) acompanhou 20 voluntários que usaram aparelhos de ginástica passiva durante seis semanas. Após 'treinos' regulares, ficou comprovado que não houve gasto calórico ao utilizar os aparelhos de ginástica.

Para se chegar a esta conclusão, foi medido o consumo de oxigênio dos participantes tanto em repouso quanto durante a realização dos testes.

Como só é possível queimar calorias com aumento no consumo de oxigênio, o que não aconteceu com o uso dos aparelhos de ginástica passiva, a conclusão foi que eles não proporcionam a perda de peso.

Qualidade de vida zero!


Quando praticamos exercícios físicos, não é só a musculatura que entra em ação. Uma série de fatores faz com que nosso corpo gaste energia e consuma mais oxigênio, queimando gordura e melhorando a função cardiorespiratória.

Quando substituímos os exercícios por meios artificiais de estimulação, perdemos estes benefícios que o esporte traz para a saúde e deixamos de lado a qualidade de vida. "Com os aparelhos, você estimula os músculos, mas não sai do lugar, não caminha, não respira e inspira de forma rítmica de acordo com a intensidade do exercício e não oferece ao seu corpo doses de endorfina e adrenalina, que durante e depois dos exercícios relaxam e causam uma sensação gostosa de bem-estar", explica.

Qual o peso da ginástica passiva?

Segundo o personal trainer Edson Ramalho não é possível precisar ao certo a equivalência entre os efeitos produzidos pelos aparelhos e os observados durante e depois de um treino convecional, mas estima-se que quinze minutos de aparelho equivaleria a 20 minutos de caminhada lenta no que diz respeito a movimentação da musculatura.

Entretanto, no que diz respeito às calorias gastas e aos benefícios aeróbicos, não tem nem como comparar: "o aparelho não promove nenhum benefício neste sentido. Você começa o exercício e sai dele exatamente como entrou: sem alterações de ganho muscular e de condicionamento físico", explica.

O lado bom dos aparelhos


Se por um lado os aparelhos não ajudam em nada a manter o corpo em forma, quando o assunto é a recuperação de pacientes que sofreram lesões, eles são mais do que recomendados:

"como o paciente tem que voltar a estimular os músculos, mas não pode fazer grandes esforços nas articulações, usamos os aparelhos como forma de movimentar a região lesionada sem comprometer a recuperação do paciente", afirma o personal trainer.